Nossa história

  • Home /
  • Nossa história

Nossa História

Inspirada nos ideais do patrulheirismo, nasce a ASAM/CAMP, que visava dar aos “menores desassistidos” uma esperança de vida melhor, focando em uma educação complementar aos estudos e apoio às famílias.

Fundamentada sobre o tripé ou trinômio, educação, recreação e trabalho, a ASAM/CAMP ofertava um curso básico aos menores, curso esse que tinha como premissa desenvolver nos atendidos a autoconfiança e, pelos próprios esforços conquistar uma colocação no mundo do trabalho.

Image Description
Dr. Marino da costa terra  fundador do patrulheirismo

Primeiros Passos

Na década de 90 Yoku Kanayama e um grupo de empresários e amigos da região de Santo Amaro se reuniram dando os primeiros passos em prol dos adolescentes, criando a Associação Santamarense de Apoio ao Menor/Circulo de Amigos do Menor Patrulheiro - ASAM/CAMP.

1991

Conquistando espaço

No ano de 1995 a ASAM/CAMP havia se tornada uma referência na região de Santo Amaro, ofertando um curso de formação humana e preparação para o mercado de trabalho.

1995

Nova presidência

Em 1998, Walter De Felice, sócio fundador e conselheiro ativo assume a presidência da ASAM, se sentindo muito honrado por ter a oportunidade de direcionar a instituição. Sempre acreditou na juventude por ter iniciado sua vida profissional na adolescência.

1998

Lei da Aprendizagem

Em 19 de dezembro de 2000 foi aprovada a lei 10.097, Lei da Aprendizagem, permitindo que os adolescentes a partir de 14 anos fossem contratados sob o regime CLT na condição de Aprendiz. Essa lei se tornou um amparo para o projeto, abrindo portas e oportunidades para os usuários.

2000

Centro de Apoio ao Jovem

No ano de 2002 o projeto estava avançando, cumprindo sua missão de orientar os adolescentes e prepará-los para o mundo do trabalho, assim a  ASAM  assume um complemento ao seu nome de origem passando a ser ASAM - Centro de Apoio ao Jovem. Impulsionada pela da lei da Aprendizagem a ASAM conquistas em seu rol de parceiros empresas de grande porte, como Coca-Cola, Bristol Myres Squibb, Chubb entre outras.

2002 -2007

Nova aquisição

Reforma do laboratório de informática, sendo adquiridos 30 computadores novos e os encontros de inclusão digital passaram a ser ministrados na ASAM.

2010

Grande perda

Em 17 de janeiro de 2014 passamos por uma grande perda, aos 71 anos o Sr. Walter De Felice, sócio fundador e presidente faleceu, deixando um legado de persistência e muito trabalho.
A Sra Regiane De Felice assumiu a presidência, dando continuidade ao trabalho de seu pai. 

2013

Ampliação do atendimento

O ano de 2017 foi marcado por grandes desafios que nos incentivou a ampliar o curso de formação, passamos a atender jovens maiores de 18 anos para atuar na área de produção. A ASAM foi validada pelo Ministério do Trabalho podendo ter os cursos de administração e alimentador de linha de produção. 

2017

30 anos de história

Chegamos a três décadas de existência, com a certeza de que investir na juventude é investir no futuro. 

2020

Na era digital

A era digital chegou em meio a um grande desafio, ministrar o curso da aprendizagem profissional a distância, devido uma pandemia. Assim, adentramos na era EAD, com uma plataforma de conteúdos e videoconferência, permitindo que mesmo longe estivessemos conectados. 
#OrgulhodeserAsam!

2021

Sobre ASAM

A ASAM – Centro de Apoio ao Jovem é uma entidade de Assistência Social, de caráter beneficente e utilidade pública, apartidária, de fins não econômico-lucrativos. Fundada em 1991, por empresários voluntários, atua na transformação social de adolescentes e jovens, promovendo a integração ao mundo do trabalho por meio do Programa de Socioaprendizagem.

Nossos Contatos

Rua Barão de Duprat, 312
Santo Amaro - São Paulo

(11) 5698.4700